
Projeto “Mil Crianças no Couto” leva jovens ao Museu da Glória e ao estádio Couto Pereira
Em uma iniciativa conjunta entre o Instituto Pratique Esporte (IPE) e o Coritiba SAF, o projeto “Mil Crianças no Couto” proporcionou mais uma experiência imersiva na cultura esportiva do futebol paranaense, desta vez para cerca de 60 crianças e professores de escolas parceiras. A atividade incluiu a visita guiada ao Museu da Glória, espaço dedicado à preservação da história do futebol paranaense e do Coritiba Foot Ball Club, seguida de uma partida oficial do clube no estádio Couto Pereira.
A ação integra o programa “Mil Crianças no Couto”, do IPE, com o objetivo de incentivar a presença de crianças no Museu da Glória, promovendo a valorização da cultura esportiva e contribuindo para a formação cidadã e futebolística dos jovens.
Durante a visita ao Museu, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer importantes marcos da história do futebol Coxa-branca, explorando a trajetória do Coritiba através da explanação de monitores, exposição interativa, de troféus, imagens históricas e itens simbólicos das conquistas do clube. A experiência educativa permitiu que os alunos compreendessem o impacto do futebol como patrimônio cultural e social da região.
Encerrando a programação, os grupos foram ao Couto Pereira, onde acompanharam uma partida oficial do Coritiba, vivenciando a atmosfera de um jogo e fortalecendo a relação entre esporte, lazer e educação.

Ampliando o acesso ao futebol
Luiz Rodrigo Weinhardt, diretor do Instituto Pratique Esporte, enfatizou a importância da iniciativa. “O projeto Mil Crianças no Couto é uma maneira de proporcionar às crianças e jovens a oportunidade de vivenciar um evento esportivo em sua plenitude. Sabemos que os estádios de futebol são espaços de grande fascínio, especialmente para os mais jovens, mas, muitas vezes, o acesso regular a esses locais é limitado. O esforço do Instituo e do Coritiba é proporcionar essa vivência, aproximando as crianças da cultura esportiva e contribuindo para sua formação.”
Christian Knaut, gestor das Escolas Coxa, destacou o compromisso do Clube paranaense em ampliar a participação de escolas e projetos sociais nos dias de jogo. “Este ano, iremos intensificar a participação das escolas na experiência do match day do Coritiba com a vivência também no Museu da Glória. Em parceria com o IPE, queremos abrir essa porta e focar, principalmente, nas escolas sociais e em projetos com prefeituras e outras entidades. Além dos jogos, a experiência no Museu tornará a visita ainda mais produtiva”.
As próximas visitas guiadas do programa Mil Crianças no Couto, com visita ao Museu da Glória e ao Couto Pereira, continuarão acontecendo ao longo do Campeonato Brasileiro, reafirmando o compromisso do IPE e do Coritiba SAF em proporcionar a milhares de crianças o contato com a cultura esportiva paranaense e a vivência de um evento esportivo inesquecível. Se você tem uma entidade de assistência a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, entre em contato com o Instituto Pratique Esporte pelo endereço de e-mail instituto@pratiqueesporte.org.br para saber mais sobre as possiblidades de adesão ao projeto Mil Crianças no Couto.





